domingo, 8 de fevereiro de 2015

Tecnologia da Reprodução (FIV e TE)


FIV (Fertilização "in vitro") e TE (Transferência de Embrião) são tecnologias utilizadas pela pecuária moderna com objetivo de multiplicar, em curto espaço de tempo, a progênie das fêmeas geneticamente superiores de determinado rebanho.






A transferência de embriões (TE) está associada à indução hormonal para se obter múltiplas ovulações, ou seja, a fêmea é estimulada para produzir vários gametas femininos, e após a manifestação do cio é inseminada com o sêmen do touro escolhido. Sete dias após a inseminação é feita a lavagem uterina para a coleta dos embriões. O procedimento de coleta é feito com animal contido em pé, usando administração de anestésico local, sendo um procedimento minimamente invasivo. Após a coleta os embriões são selecionados e transferidos para as receptoras ("barrigas de aluguel").

Na Fertilização "in vitro" (FIV) é feita uma aspiração dos ovários das doadoras guiada por ultrassonografia, na qual os gametas femininos coletados são enviados ao laboratório, onde são maturados e fecundados com espermatozóides selecionados, sendo que uma quantidade reduzida de sêmen é suficiente para fecundação de um grande número de oócitos. Os embriões são mantidos em meios especiais até o momento de implantação nas receptoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário