quarta-feira, 15 de maio de 2013

Criadores Sergipanos na 79ª Expozebu


Missão empresarial formada por 12 criadores sergipanos estiveram em Uberaba - Minas Gerais de 04 a 08 de maio de 2013 para participar da  ExpoZebu 2013 - 79ª Exposição Internacional de Gado Zebu no Parque Fernando Costa. Além da troca de experiências, acesso às novas tecnologias de manejo e equipamentos modernos, os criadores tiveram a oportunidade de adquirir animais com o mais alto padrão genético.


Esta missão agropecuária é organizada anualmente pelo Sebrae em Sergipe  e abrange criadores de vários municípios sergipanos como Itaporanga, Itabaianinha, Carira, Laranjeiras, entre outros.  Através dela, pecuaristas e agricultores trocam experiências, adquirem novos equipamentos e produtos agrícolas, fomentam parcerias comerciais, comercializam animais e o mais importante: melhoram a genética zebuína sergipana.
Alguns momentos marcantes como a visita a Alta Genetics. Uma das principais Centrais de Inseminação Artificial do Brasil. Da esquerda para direita: Derivaldo, Wellington e Bosco de Carira, Carlos Barreto, Manuel Sobral (líder da missão), Hélvio Dória, Alexandre Sobral, Luiz do Couro, Gustavo da Faz.Fortuna, Alexandre da Onça Agropecuária e Epifânio criador de Nelore Pintado.

Um outro momento marcante foi a visita ao Grupo Monte Verde onde tiveram a oportunidade de se reunir com o Ex-Presidente da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), Dr. Filipe Picciani. Lá, enquanto apresentava suas principais doadoras, criadores tiveram a oportunidade de conhecer sua estratégia na prática do agronegócio.

A 79ª Exposição Internacional de Gado Zebu é a maior feira de zebuínos do mundo. O evento conta com mais de 3 mil exemplares das raças brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore mocho, nelore padrão, sindi e tabapuã. 

2 comentários:

  1. Necessário registrar a grata surpresa pela participação do titular da Onça Agropecuária, que se revelou um profundo conhecedor da genealogia de formação da vitoriosa criação de nelore no Brasil. Alexandre mostrou com muita clareza que não são gratuitos os passos evolutivos do plantel da Onça, que de forma bastante elucidativa testemunham quantitativa e qualitativamente que Sergipe, através de seu criatorio, dispõe aqui em nosso território do que de melhor podemos conferir in loco, não só no evento como nos criatórios que visitamos em Uberaba. Alexandre, continue firme em sua busca por produzir aqui, um Zebu que alie a melhor genética do mundo, adaptada às nossas condições geográficas e econômicas.

    Parabéns,

    Hélvio Dória Maciel Silva

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Hélvio. Suas palavras nos impulsionam ainda mais a continuar neste importante trabalho de melhoramento genético do Nelore de Sergipe.

    ResponderExcluir